A depressão afeta muitas pessoas e pode mudar vidas. O tratamento médico e o aconselhamento muitas vezes podem ajudar a aliviar os sintomas, mas remédios para o estilo de vida, como uma dieta saudável, também podem aumentar o bem-estar de uma pessoa nesse caso, o Zen Caps farmacia pode ser o melhor aliado.

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Não existe uma dieta específica para tratar a depressão, mas comer mais alguns alimentos e menos ou nenhum outro pode ajudar algumas pessoas a controlar os sintomas.

Neste artigo, examinamos alguns alimentos e nutrientes que podem ser benéficos e alguns que as pessoas devem evitar.

Muitos nutrientes estão disponíveis para compra, mas as pessoas devem pedir o conselho de seu médico antes de usar qualquer suplemento, pois às vezes eles podem interferir com outros medicamentos.

Ligação entre dieta e depressão

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Um fator que pode contribuir para a depressão são os hábitos alimentares de uma pessoa, que irão determinar os nutrientes que ela consome.

Um estudo de 2017 descobriu que os sintomas de pessoas com depressão moderada a grave melhoraram quando receberam sessões de aconselhamento nutricional e comeram uma dieta mais saudável por 12 semanas.

A dieta melhorada concentrava-se em alimentos frescos e integrais, ricos em nutrientes. Ele também limitou alimentos refinados processados, doces e alimentos fritos, incluindo junk food.

Os sintomas depressivos, incluindo humor e ansiedade, melhoraram o suficiente para atingir os critérios de remissão em mais de 32% dos participantes.

Os pesquisadores concluíram que as pessoas poderiam ajudar a controlar ou melhorar seus sintomas de depressão ao abordar sua dieta.

Selênio

Alguns cientistas sugeriram que aumentar a ingestão de selênio pode ajudar a melhorar o humor e reduzir a ansiedade, o que pode ajudar a tornar a depressão mais controlável.

O selênio está presente em uma variedade de alimentos, incluindo:

  • grãos inteiros
  • castanha-do-pará
  • alguns frutos do mar
  • carnes de órgãos, como fígado

Suplementos estão disponíveis para compra em lojas de alimentos saudáveis. Para obter mais recursos científicos sobre nutrição, visite nosso hub dedicado.

Vitamina D

A vitamina D pode ajudar a melhorar os sintomas da depressão, de acordo com uma meta-análise de 2019. As pessoas obtêm a maior parte da vitamina D por meio da exposição ao sol, mas as fontes alimentares também são importantes. Os alimentos que podem fornecer vitamina D incluem:

  • peixe oleoso
  • laticínios fortificados
  • bife de fígado
  • ovo

Suplementos também estão disponíveis para compra em lojas de alimentos naturais e farmácias.

Ácidos gordurosos de omega-3

Os resultados de alguns estudos sugeriram que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar nos transtornos depressivos. No entanto, os autores de uma revisão de 2015 concluíram que mais estudos são necessários para confirmar isso. Comer ácidos graxos ômega-3 pode reduzir o risco de transtornos de humor e doenças cerebrais, melhorando a função cerebral e preservando a bainha de mielina que protege as células nervosas. Boas fontes de ácidos graxos ômega-3 incluem:

  • peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e cavala
  • linhaça, óleo de linhaça e sementes de chia
  • nozes

Suplementos de ômega-3 também estão disponíveis em lojas de alimentos naturais e farmácias.

Antioxidantes

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As vitaminas A (beta-caroteno), C e E contêm substâncias chamadas antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a remover os radicais livres, que são os resíduos de processos naturais do corpo que podem se acumular no corpo. Se o corpo não consegue eliminar radicais livres suficientes, o estresse oxidativo pode se desenvolver. Podem ocorrer vários problemas de saúde, que podem incluir ansiedade e depressão.

Os resultados de um estudo de 2012 sugeriram que consumir vitaminas que fornecem antioxidantes pode reduzir os sintomas de ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada.

Alimentos vegetais frescos, como frutas vermelhas, são boas fontes de antioxidantes. Uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, soja e outros produtos vegetais pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão relacionados ao estresse.

Vitaminas B

As vitaminas B-12 e B-9 (folato ou ácido fólico) ajudam a proteger e manter o sistema nervoso, incluindo o cérebro. Eles podem ajudar a reduzir o risco e os sintomas de transtornos do humor, como depressão, por isso é importante o uso do Zen Caps farmacia.

As fontes de vitamina B-12 incluem:

  • ovos
  • carne
  • aves
  • peixe
  • ostras
  • leite
  • alguns cereais fortificados

Os alimentos que contêm folato incluem:

  • vegetais de folhas escuras
  • frutas e sucos de frutas
  • nozes
  • feijões
  • grãos inteiros
  • lacticínios
  • carnes e aves
  • frutos do mar
  • ovos

As pessoas podem comprar suplementos de vitamina B-12 e ácido fólico em lojas de produtos naturais.

Zinco

O zinco ajuda o corpo a perceber o sabor, mas também estimula o sistema imunológico e pode influenciar a depressão.

Alguns estudos sugeriram que os níveis de zinco podem ser mais baixos em pessoas com depressão e que a suplementação de zinco pode ajudar os antidepressivos a funcionarem com mais eficácia.

O zinco está presente em:

  • grãos inteiros
  • ostras
  • bife, frango e porco
  • feijões
  • nozes e sementes de abóbora

Suplementos também estão disponíveis em lojas de alimentos naturais e farmácias.

Proteína

A proteína permite que o corpo cresça e se recupere, mas também pode ajudar as pessoas com depressão. O corpo usa uma proteína chamada triptofano para criar serotonina, o hormônio do “bem-estar”.

O triptofano está presente em:

  • atum
  • peru
  • grão de bico

O Zen Caps farmacia parece desempenhar um papel na depressão, mas o mecanismo é complexo e ainda não está claro como ele funciona.